Tags

, , , , , , ,

Boa tarde apimentados!

Eu não poderia deixar de falar sobre esse assunto! Já que eu e Kah somos vegetarianas e esse é um dos nossos temas. Sei que muito de vocês não são, mas é bacana tomar conhecimento destas informações.

1- Vegetarianismo é um regime alimentar que exclui da dieta todos os tipos de carne (boi,peixe, frutos do mar, porco, carneiro, frango e outras aves, etc), bem como alimentos derivados. É baseado fundamentalmente no consumo de alimentos de origem vegetal, com ou sem o consumo de laticínios e/ou ovos.

2- Existem várias formas de vegetarianismo:

– OVOLACTOVEGETARIANISMO

– OVOVEGETARIANISMO (MEU CASO)

– VEGETARIANISMO SEMIESTRITO

-VEGETARIANISMO ESTRITO

*Alguns falam em semivegetarianismo, não coloco aqui pois para mim isso não é dieta vegetariana!

3- Vegano e vegetariano estrito não são a mesma coisa!

4- O vegetarianismo tem sua origem na tradição filosófica indiana.

5- Uma alimentação vegetariana adequada pode ser capaz de atender às necessidades nutricionais do organismo, mas é importante consultar um nutricionista para garantir a adequada combinação dos alimentos e não aumentar o risco à saúde por inadequação alimentar.

6- A American Dietetic Association diz que as dietas vegetarianas planejadas de forma apropriada são saudáveis, adequadas nutricionalmente e promovem benefícios na prevenção e no tratamento de certas doenças.

7- Os cuidados mais importantes a se tomar em uma dieta vegetariana dizem respeito à vitamina B12, ao cálcio e aos ácidos graxos ômega 3.

8- Há diversas razões que levam uma pessoa a adotar uma dieta vegetariana, que vão desde não gostar de comer carne, passando por questões religiosas, até o respeito aos direitos animais.

9- Uma dieta vegetariana equilibrada é geralmente eficaz em equilibrar os níveis de colesterol, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e também evitar alguns tipos de cancro (Câncer), entre outras razões. Segundo estudos recentes, os vegetarianos têm menos probabilidade de desenvolver cancros do que as pessoas que consomem carne.

10- Um vegetariano reduz um elo da cadeia alimentar, tornando-a mais eficiente e, consequentemente, reduzindo o impacto ambiental da sua alimentação. As frutas, os cereais e os vegetais exigem 95% menos de matérias-primas para serem produzidas. Além disso, é necessária muito mais energia fóssil para produzir e transportar carne do que para produzir uma porção idêntica de proteínas de origem vegetal.

Pessoal, quero deixar bem claro que não tenho pretensão nenhuma em criar polêmica ou influenciar alguém, somos livres para fazer o que queremos, cada um com suas escolhas.

Super beijos!

@Bru_Barbarella