Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Bom dia Apimentadas!

Mais um da série Moda versus Música! Sempre fazendo um breve passeio no contexto histórico, música e moda.

As décadas anteriores você encontra aqui e aqui! (é só clicar) 😉

A década de 70 foi marcada pela crise do petróleo levando os Estados Unidos a recessão,  por outro lado a economia de outros países começa a crescer, época também do chamado “Milagre Econômico brasileiro”.

Essa década dava continuidade as revoluções comportamentais iniciadas nos anos 60, muitos consideram a “Era do individualismo”.

A televisão a cores começou a ser popularizada, os Beatles anunciaram o fim do grupo e em agosto de  77  Morre o rei do rock, Elvis Presley.

Surge o punk e outras vertentes do rock, como o soul music, hard rock, soft rock, glam rock e o rock progressivo.

David Bowie o "camaleão do Rock" - Ícone do Glam Rock

 Contra a dominância do rock, nasce a música disco, foi um movimento de liberdade de expressão, liderado pelos gays, negros e latinos heterossexuais.  Os mais famosos performers de disco eram Donna Summer, Bee Gees, KC and the Sunshine Band, ABBA, Chic e os irmãos The Jacksons.

Na Europa as pistas de dança ferviam com a chegada do europop;  já na américa, “Grease – Nos Tempos da Brilhantina“, estrelado por John Travolta e Olivia Newton-John foi considerado o maior musical da história do cinema, logo as baladas pop dominaram o mundo. (Lembrando que em Grease se passa em 59, retratando assim a moda da década de 50!)

Na moda, usou-se a boca-de-sino e a pata de elefante, que eram calças com as pernas muito largas.
Com a música disco usou-se  sandálias de salto agulha e a saia evasê. Surgiu a frente-única e o vestido de lastex. O cabelo black power era a sensação do momento.  Os turbantes e balangandãsde Carmen Miranda. As cores roxo, laranja e o verde predominavam.Em meados de 70 surgimento o Movimento Punk nos Estados unidos, com as bandas como New York Dolls, Stooges, MC5, The Dictators e Ramones. Mais tarde o estilo se popularizaria na Europa e teria inúmeras bandas representando-o, como o The Clash, Sex Pistols, The Damned, U.K. Subs, Eddie and the Hot Rods, Buzzcocks.

O Punk marcou profundamente a moda (o termo moda, no entanto, não é bem aceito pela maioria dos punks e influenciados pela cultura punk ).

Alfinetes, patches, lenços à mostra no bolso traseiro da calça, calças jeans rasgadas, calças pretas justas, jaquetas de couro com rebites, coturnos, piercings, tênis (tipo converse), correntes, corte de cabelo moicano ou Spike (espetado dos lados, atrás e em cima) e em alguns casos lápis ou sombra no olho eram características do estilo.

A década de 70 sem dúvidas é a minha preferida e que mais me influencia, as vezes sutilmente. Adoro o estilo punk e o glamour! Dá para fazer misturas incríveis!

Curtiram?

Beijos,