Tags

, , , , , , , , , , ,

Bom dia apimentadas!

Um dos meus primeiros posts foi sobre Argila verde, foi um sucesso, o pessoal adorou.

Resolvi falar dos outros tipo de argila, para que conheçam um pouquinho mais e desfrutem da melhor forma possível dsse recurso que a terra permite que nós tenhamos.

A argila é um componente mineral, ou seja, é um corpo natural sólido resultado de várias reações químicas em formações geológicas. Suas funções são inúmeras, dentre elas as medicinais.

O que me chama muito atenção e é motivo deste post, são os benefícios para a pele.

São eles:

  • Favorece a reprodução celular integral, afinando e clareando a pele.
  • Promove a esfoliação da pele.
  • Absorve toxinas e impurezas.
  • Promove a reconstituição dos tecidos.
  • Faz desintoxicação metabólica facial.
  • Estimula o crescimento na circulação.
  • Elimina a oleosidade da pele.
  • Elimina bactérias e tem efeito calmante.
  • Suaviza e amacia a pele.

Porém existem vários tipos de argila e cada um com indicações diferentes, para uso em peles diferentes.

Argila verde

A argila verde é indicada para peles normais a oleosas e com acne, é a que possui maior diversidade em elementos, também chamada de montmorilonita. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza.

Realiza um peeling natural, removendo o excesso de oleosidade da pele. Nutre os tecidos com sais minerais e absorve radiação solar, retardando o envelhecimento.

Argila Preta

A argila preta é a mais nobre de todas, tem a maior quantidade de matéria orgânica e enxofre, a mais ácida. Indicada para peles oleosas, tem ação anti-seborréica e antioxidante, logo um excelente agente rejuvenescedor.

Tem ação antiinflamatória, anti-artrósica, absorvente e anti-stress. Devido ao alto teor de alumínio e silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamentos de doenças.

Argila branca

A argila branca é indicada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele.

Seus benefícios são de clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, e ter ação suavizante e cicatrizante. Apresenta ação tensora branda e, portanto, pode ser usada em todos os tipos de pele, especialmente nas expostas demasiadamente ao sol.

Argila rosa

A argila rosa é a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas. Ela possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante. A argila rosa é rica em ferro, e muito boa para aplicação de máscara facial.

Ao mesmo tempo em que absorve as toxinas e o excesso de oleosidade, fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural de sua pele, tornando-os sedosos e macios.

Argila cinza
A argila cinza é indicada para peles oleosas e com manchas.

Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante. A argila cinza é antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele.

* Peguei uma outra imagem para vocês visualizarem bem a diferença entre a cinza e a verde!

Eu uso a argila verde, aliás ela é uma das mais fáceis de ser encontrada, pra quem não sabe fiz um post especial falando dela e um tutorial sobre a preparação para aplicação na pele do rosto.

Aqui ó!

Espero que tenham gostado 😉

Beijos,