Tags

,

Poiret foi um estilista francês do século XX, contribuiu tanto ao mundo da moda que seus feitios foram comparados aos de Pablo Picasso à Arte.

Em 1898 a Costureira Madelaine Chéruit compra 12 croquis criados por Poiret. Neste mesmo ano ele inicia seu trabalho para Jacques Doucet, em 1900 chega à chefia da alfaiataria de Doucet, porém para cumprir serviços militares, Poiret acaba por abandonar o cargo.

Em 1903 funda sua própria maison, que ao longo dos anos foi crescendo e mudando de lugar conforme seu sucesso.

Poiret mudou a silhueta feminina do século XIX, aboliu espartilhos e anáguas, mudou a modelagem que forçava o corpo a se moldar, colocando o drapeado.

Poiret estava sendo cada vez mais reconhecido, num tempo onde Paris vivia e era o centro do mundo das artes, conviveu com diversos artistas famosos, ele mesmo se sentia um artista, dizia que amava tanto os pintores e que sentia-se como um deles, dizia que eram como seus colegas. Frequentemente expunha em seu ateliê grandes obras dos chamados colegas.

Um ponto importantíssimo para seu sucesso, era expor seus vestidos e outras criações como arte, apresentando-se como um artista realmente inspirador. Este ponto era tão forte que acabou por abrir uma escola de arte, onde pregava a premissa de que as criações quaisquer que sejam, não devem ser corrompidas ou reprimidas pela cultura de consumo.

Paul Poiret foi um dos grandes responsáveis por estabelecer a marca como estilo de vida, prática do mundo da moda contemporânea. Em 1911 foi também o primeiro a criar linha de cosméticos e fragrâncias.

Em 1913 foi nomeado nos EUA após uma viagem publicitária como o “Rei da moda”.

Em 1916-17 ele é forçado a criar suas próprias cópias mais baratas, pois  as cópias ilegais o impossibilitavam de recebe por suas criações originais.

Após a Primeira Guerra Mundial, Poiret encerra seus negócios por não conseguir se adaptar as mudanças, aos cortes retos criados por Coco Chanel.

Em 1944 morre pobre e no anonimato.

Fontes:
Os estilistas de moda mais influentes do mundo – Noël Palomo – Lovinski
Wikipédia