Tags

, , , , , , , , , , , ,

O tema abordado hoje pelas nossas queridas Grazielle e Melinda é sobre as “estrias”, problema que atinge grande parte das mulheres.

Quer ficar sabendo mais um pouco sobre saúde e estética? Mande e-mail com sua dúvida para cerejanpimenta@gmail.com que elas respondem!

As estrias ocorrem por hiper extensibilidade da pele devido ao aumento de peso, por exercícios físicos, aumento da massa muscular, gravidez, medicamentos, alterações hormonais. Tratamento sistêmicos com corticosteróides e tratamento tópicos com corticosteróides fluorados. Na gravidez as estrias ocorrem devido a atividade adrenocortical.

As estrias no início são avermelhadas ou arroxeadas e depois se tornam de cor branco-nacarado se apresentam com formas de linha de vários tamanhos e largura, às vezes apresentam superfície enrugada e brilhantes.

As estrias respondem melhor ao tratamento quando no início.

Locais

No jovem as estrias se localizam geralmente nas coxas e na região lombossacral. Na gravidez, as estrias localizam-se na face lateral e anterior do abdômen, coxas e mamas. Em doenças endócrinas, como a obesidade, ocorrem no abdômen, nas nádegas, nas coxas e nas pregas axiliares.

Observa-se também uma característica hereditária.

Orientações:

  • Uma pele bem hidratada não apresenta estria com tanta facilidade.
  • Existem substâncias que atuam hidratando e ajudando a pele a suportar melhor as oscilações de peso e crescimento.
  • Alimentos que contenham vitaminas A, C e E ajudam na formação do colágeno. A vitamina A ajuda a regular o funcionamento do tecido autônomo. A vitamina C melhora a microcirculação, ajudando na formação do colágeno.
  • Manter o peso, evitando o “efeito sanfona”, responsável pela maior formação de estrias.

Tratamentos:

  • Laser
  • Ácido Retinóico
  • Peeling químicos
  • Microdermo abrasão (são microcristais de óxido de alumínio que causam pequenas feridas na pele com estrias, ocorrendo a regeneração da pele posteriormente)
  • Lifting com corrente galvânica

CICATRIZAÇÃO: PROCESSOS ENVOLVIDOS NO REPARO TECIDUAL

            A cicatrização é um processo complexo, onde estão envolvidos não apenas fatores de crescimento e proliferação celular, como também processos celulares e bioquímicos no reparo da ferida. O processo de cicatrização pode ser dividido em três principais fases: inflamação, fase fibroblástica e remodelação. A inflamação pode ser definida como uma reação do tecido conjuntivo vascularizado às agressões. Na fase fibroblástica com a ativação de macrófagos na ferida e com a elaboração de fatores de crescimento específicos, a matriz extracelular pode começar a ser substituída por outros componentes mais resistente e elástico. A remodelação é a fase final da restauração e é nesta fase que a ferida adquire sua máxima resistência, a qual é atribuída à deposição de colágeno e sua remodelagem pelas colagenases, de modo que sejam formados feixes maiores desta proteína. A cicatrização pode ser classificada como de primeira ou segunda intenção. A primeira caracteriza-se por ser uma ferida onde há um estreito espaço entre as bordas, que é imediatamente preenchido por sangue coagulado, formando uma crosta; na segunda a incisão leva a um maior afastamento entre as bordas, com formação de tecido de granulação, posterior epitelização e contração da ferida. Existem fatores que interferem ou retardam o processo fisiológico de cicatrização, podendo-se destacar: presença de infecção, idade, patologia, suprimento sanguíneo, localização da lesão, estado nutricional e performance imunológica. Tem sido pesquisados e utilizados diversos medicamentos e procedimentos com objetivo de propiciar uma melhor qualidade na cicatrização em situações que interferem e/ou retardam a cicatrização.

A Fisioterapia tem um papel importantíssimo no processo cicatricial, devido ao fato de melhorar o aporte sanguíneo no local e com isso melhora a oxigenação local também facilitando a cicatrização eficiente do tecido sem a presença de aderências, alargamento ou hipertrofia da mesma.

Está precisando marcar o tratamento? Ligue para (12) 3019-2557 e agende uma avaliação. (Se falar que leu no blog leva um tratamento surpresa grátis)