Tags

, , , , , , ,

Como todos sabem, a Grazi e a Mel cuidam muito de mim e da Kah, elas estão aqui no blog para responder as nossas dúvidas sobre saúde e estética. É só mandar sua dúvida para cerejanpimenta@gmail.com que elas mesma responderão!

Hoje o assunto abordado foi uma dúvida minha, sobre a drenagem linfática na gravidez (sim pessoal, ainda não tinha dito publicamente, mas estou grávida e feliz!). Espero que esclareça outras mamães!

Durante a gravidez , o aumento médio do peso materno é de cerca de 11 kg.
Aproximadamente metade desse aumento de peso pode ser atribuído a modificações nos tecidos maternos, e a outra metade, ao concepto. A disposição da gordura começa no início da gravidez e diminui no final dela. A maior parte do depósito de gordura aparentemente está depositada na 30a semana gestacional, e pouco mais é adicionado depois. O ganho de peso após esta fase ocorre graças ao crescimento dos produtos da concepção e à retenção de líquido. Cerca de 1/3 das grávidas exibem edema generalizado em torno da 38a semana de gestação . O edema é resultado do desequilíbrio verificado entre o aporte líquido retirado dos capilares sanguíneos pela filtragem e a drenagem do líquido. Vários são os fatores que levam ao edema gestacional como, o aumento da permeabilidade capilar, o aumento da pressão capilar, hipoproteinemia, compressão das válvulas venosas, além de alterações hormonais (o estrogênio, a progesterona, o cortizol e a relaxina, mediam um estado de maior
flexibilidade e extensibilidade, bem como maior retenção de água, ocorrendo em 50% das gestações edema, principalmente em membros inferiores).
A drenagem linfática manual é uma técnica de massagem manual que foi descrita, inicialmente como um método para tratamento de edemas, em
especial o linfedema .Sua finalidade é esvaziar os líquidos exsudados e os resíduos metabólicos por meio de manobras nas vias linfáticas e nos linfonodos .
Os objetivos da drenagem linfática manual são: recolocar em movimento o
líquido intersticial e permitir uma maior reabsorção dos excessos de líquido e das macromoléculas por intermédio do sistema linfático, favorecer a abertura dos capilares linfáticos e, com isso, a eliminação dos resíduos provenientes do metabolismo celular,aumentar a regeneração celular e estimular o sistema imunológico.
O ritmo deve ser uniforme e lento, um ritmo adequado, que é aquele que anula a sensação mecânica, imprime à manobra uma sensação agradável, deve-se realizar a manobra na freqüência determinada e tempo correto. A DLM deve obedecer sempre o sentido da circulação linfática de retorno e centripetamente, caso contrário, o segmento que já apresenta dificuldade em manter o fluxo, ficará mais sobrecarregado ainda devido à estase. A pressão adequada é aquela capaz de propulcionar o líquido intersticial para dentro dos capilares linfáticos, e aumentar sua absorção através dos capilares. No entanto ela deve se manter abaixo do valor da pressão interna dos capilares linfáticos e sanguíneos, para não obstruí-los.
Enfim é de fundamental importância a realização da DL durante esse período
Gestacional, como forma de se proporcionar conforto e bem estar a futura mamãe.

“Não existe cintura fina e barriga reta mais bonita do que as curvas que ele te da. Não existem roupas da moda, maquiagem e acessórios que te deixe mais atraente do que a beleza do teu ventre. Não existe momento mais intimo e mais satisfatórias do que passar horas a fio no silencio sentindo o pulsar dele em você… isso é vida é calor. Não há espelho que reflita a
imagem dele tão perfeitamente como a imagem disforme do ultra som. Mulher, Prepara-te para o momento sublime! Vive dentro de ti uma criança
que está ansiosa para nascer, viver… e te chamar carinhosamente de mamãe.”

Está precisando marcar o tratamento? Ligue para (12) 3019-2557 e agende uma avaliação. (Se falar que leu no blog leva um tratamento surpresa grátis).

Boa noite,