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Gosto sempre de pesquisar e compartilhar os bons alimentos que costumo consumir em casa diariamente, hoje a vez é do arroz integral.

Qual a diferença entre o arroz branco e o integral?

Simplesmente uma casquinha! Pois bem, o arroz branco é polido, passa por um processo onde uma casca é removida, consequentemente lá se vão também muitos de seus nutrientes. Já o arroz integral vem com esta casquinha, preservando assim os nutrientes.

O branco é rico em carboidratos e pobre em proteína. O integral possui proteínas, sais minerais (fósforo, ferro e cálcio), vitaminas do complexo B, fibras e maior quantidade de gordura, porém benéfica a saúde. A quantidade calórica é quase a mesma, em 100 gramas há 128 kcal o branco e 124 kcal o integral, porém o arroz integral é rico em fibras, o que ajuda no transito intestinal.

Os benefícios do arroz integral

  • De acordo com estudos, quem consome mais cereais integrais, 3 ou mais porções diárias, tem pelo menos 10% a menos de gordura visceral (gordura visceral, são aquelas gorduras depositadas dentro dos órgãos de nossa barriga, como fígado, pâncreas e intestino).
  • Pela quantidade de fibras que demoram para serem digeridas provoca maior sensação de saciedade.
  • É fonte de minerais (fósforo, ferro e potássio) e vitaminas (tiamina B1, riboflavina B2 e niacina B3). Também não contém glúten.
  • Seu consumo diminui os riscos de doenças cardíacas, câncer e diabetes.

Lembre-se sempre que o que falo aqui consumo por indicação de minha nutricionista, consulte também um profissional da área para fazer o consumo correto, pois nem todo mundo pode consumir este alimento. Meu pai por exemplo não pode em hipótese alguma.