Tags

, , , , , , , , , ,

20130114-003106.jpg

Pós-festas; primeira matéria do ano de 2013 no Cereja n’ Pimenta e uns dias para relaxar assistindo e lendo os meus livros e filmes. Pensei por alguns dias o que poderia escrever para a primeira pauta de 2013. Logo veio a mente um interessante seriado que assisti pela terceira vez e amo muito! Este se chama: Roma, uma história belíssima que é baseada em acontecimentos históricos na antiga Roma entre os anos 52 e 44 a.C. Nesta série contém vários “imortais” como Julio César, Marco Antônio, e obviamente, não poderia faltar nesta época Cleópatra, entre tantos outros homens que fizeram história. Uma superprodução que infelizmente terminou na segunda temporada! Mas, para mim, deixou muita saudade.

Com a minha visão gastronômica pude focar, no decorrer da série, como eram as maravilhas da alimentação na época a.C. E aproveitei o embalo do passado. Li o livro “A História da Alimentação” e é lógico que passei por vários momentos desde a pré-história até os dias atuais. Porém me detive nos detalhes dos alimentos na época do Egito Antigo e da Roma Antiga, exatamente na época dos nomes citados acima. Percebi no livro que os cereais tais como: trigo, milho, arroz e cevada foram os primeiros grãos cultivados pelos povos. Descobertas comprovaram que, mesmo em tempos pré-históricos, o trigo era o alimento básico do homem e no antigo Egito já era cultivado 3.000 anos a.C. Os faraós usavam o trigo como forma de pagamento e já fabricavam o pão.

Ainda, antes da era cristã, gregos e romanos produziram trigo e o levaram para o resto da Europa. Este cereal era considerado nobre, preferido pelos ricos, enquanto a plebe e os escravos consumiam a cevada. Hoje o trigo é uma planta cultivada no mundo todo e constitui a base da alimentação de muitos povos. Legal saber né?

Aqui, uma receita de mix de arroz – um dos grãos mais famosos do mundo. O arroz é uma ótima escolha para uma refeição simples e saudável no meio da semana. Contudo com um toque de sofisticação e sabor.

20130114-003320.jpg

Mix de arroz

2 colheres de óleo de coco extra-virgem
.50 g de arroz integral
.50 g de arroz selvagem
.50 g de arroz vermelho
.2 dentes de alho picadinho finamente
.150 ml de suco de laranja
.200 ml de água
.Salsinha crespa
.Cebolete

Preparo:
1. Aquecer o azeite em uma panela em fogo médio. Acrescentar o arroz integral, selvagem e o vermelho. Mexer.
2. Adicionar a água e o alho picado. Cozinhar aproximadamente 20 minutos.
3. Quando estiver quase pronto, adicionar o suco. Deixar secar até que o arroz esteja macio.
4. Servir com a salsinha picadinha e enfeitar com a cebolete.

Dica: A receita é deliciosa se acrescentar o grão cevadinha, pois ela atribui uma textura mais consistente ao prato.
Cuidado: para os celíacos não é recomendado a cevadinha.

Para fecharmos esta pauta, deixo um trecho do livro no qual amei e quero compartilhar com você:

“…Além disso, os hábitos alimentares constituem um domínio em que a tradição e a inovação têm a mesma importância, em que o passado e o presente se entrelaçam para satisfazer a necessidade do momento, trazer a alegria de um instante e
convir às circunstâncias. Com seu alto grau de ritualização e seu considerável investimento afetivo, as atividades culinárias são para grande parte das mulheres de todas as idades um lugar de felicidade, de prazer, de invenção.” (GIARD, 2006, p.212)

Tenha um ótimo inicio de 2013.

Vanda Rittmann