Tags

, , , , , , , , , , , , ,

Moda:

“Moda é a tendência de consumo da atualidade. A palavra moda significa costume e provém do latim modus. É composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. É uma forma passageira e facilmente mutável de se comportar e sobretudo de se vestir ou pentear.(…)” – Wikipédia.

20130117-012255.jpg
(Foto dic. Sacconi da Língua Portuguesa)

O que é moda para você? Pensou?

Já escutei gente dizendo que odeia moda, gente que se declara escravo da moda, gente que é apaixonado por moda, gente que só quer ganhar dinheiro com moda e mais uma avalanche de gente dizendo coisas sobre moda… mas o que é moda, existe algum jeito de fugir dela? Por que eu amo, ou por que eu odeio? Por que é um setor que cresce tando? (Responda quem puder/quiser).

Eu vivo a pensar, estudar, pesquisar e a analisar estas questões!

Não estou aqui para te dar uma resposta e sim para compartilhar ideias, aliás em tempos de facebook, a palavra é compartilhar!

Fiz a mesma pergunta que fiz a vocês a 4 amigos (o último na verdade é marido, mas não deixa de ser amigo, né?)

O QUE É MODA PARA VOCÊ?

Silhuetas - infográfico decorrer dos anos da moda

Silhuetas – infográfico decorrer dos anos da moda

“Para mim, Moda e Estilo são coisas diferentes. Moda são as tendências que vão e vêm a cada temporada de desfiles, são os editoriais das revistas, são os itens que somos induzidos a consumir – logo, é perecível. Já o Estilo é aquilo que somos, é a nossa identidade que deixamos transparecer através das roupas que usamos no dia a dia – logo, é perene. Para mim, fica cada vez mais evidente a valorização do Estilo perante à Moda, uma vez que os estilistas e coolhunters buscam nas ruas e na vida de pessoas comuns, como nós, as próximas tendências que estrelarão a fashion week da vez. Hoje, é o nosso estilo que dita a Moda, e não vice-versa.”
Ticiane Toledo, 24 anos, jornalista, especialista em marketing digital, apaixonada por moda.

“Pra mim moda é a forma como determinado grupo social se expressa de forma não verbal. Tem a ver com estilo, atitude e tendência”
Armindo Ferreira, 36 anos, consultor em novas midias digitais, blogueiro e idealizador do Vale Fashion Blogs.

“Moda é o reflexo do comportamento da sociedade. Muito mais do que a roupa em si, a moda é um indicador social e um componente importante para a construção da aparência.”
Cris Bedendo, 28 anos, jornalista de moda e consultora de imagem.

“Moda é nosso corpo dizendo um pouquinho do que somos.”
Jorge Neri, 29 anos, publicitário, sound designer, músico e acompanha os trabalhos em moda da esposa.

Lendo estas respostas lembro do meu professor de física no colegial, hoje chamado de ensino médio (rs), que sempre falava em relatividade e pronunciava a frase: “DEPENDE DO REFERENCIAL”. (Que fique claro, não estou falando da física, mas da frase que me marcou!). Ou seja, depende de qual é a definição, experiência, visão que cada um de nós têm do que é moda. O ponto em comum das respostas é que a moda é um meio de expressão não verbal. É também inegável que QUALQUER SER HUMANO, é influenciado por ela, estereótipos são copiados, criados e reinventados, um código feito por nós mesmos, fato recorrente na história da humanidade. E outro ponto interessantíssimo, com blogs, redes sociais, cursos a distancia e presenciais, a informação é muito rápida, logo, a democratização e expansão deste segmento. Qualquer pessoa, pode fazer parte desta cadeia produtiva de moda (imensa, diga-se de passagem e junto a tudo isso, logicamente, muita coisa de boa e má qualidade, como disse meu querido Armindo, “não podemos colocar tudo no mesmo balaio”, filtrem minha gente!).
Eu mesma sou prova disso, sempre gostei, iniciei o blog sem intenção em seguir de fato a carreira, mesmo sendo apaixonada pelo assunto, pouco tempo depois vi a necessidade em me profissionalizar para passar informações supercorretas, relevantes e não ser só mais uma! Sou formada em Pedagogia, me especializei em Produção de Moda, constantemente participos de mini-cursos e palestras na área, agora estou a caminho da pós-graduação em Negócios da Moda no SENAC (claro, depois da Helena nascer e sossegar um pouquinho o “facho” aqui conosco rsrs).

Deixo dicas a vocês 😉

Quer entrar para o mercado da moda?

O que você pode fazer:

Consultoria
Trabalhar como personal stylist, ajudando os clientes a combinar roupas, cores e estilos.

Coordenação
Gerenciar a compra de coleções de roupas para lojas e magazines. coordenar as equipes de estilos, tanto em indústrias e confecções como em magazines, e orientá-las para as tendências da moda.

Design/estilismo
Criar roupas (estilismo), joias, bijuterias, calçados e bolsas (design de acessórios) ou desenhar estampas e padrões e elaborar novos tecidos para tecelagens (design têxtil).

Fotografia
Acompanhar a produção de fotos de moda para revistas, catálogos, exposições e anúncios.

Gerenciamento
Desenvolver produtos e supervisionar a compra de materiais para sua produção e comercialização.

Modelagem
Transpor para moldes os desenhos dos estilistas, desenvolvendo modelos-piloto para orientar a produção.

Negócios
Atuar como gestor na cadeia de produção, distribuição, divulgação e comercialização da moda e desenvolver estratégias de negócios e marketing.

Produção
Fazer desfiles, catálogos, editoriais de revistas e organizar campanhas publicitárias.

(Fonte: guia do estudante)

Se interessou pela Pós – Graduação em Negócios da Moda no Senac?
Informações aqui! As inscrições já estão abertas.

pós graduação negócios da moda SENAC

É blogueiro de moda? Quer trocar ideias?
No proximo dia 16 de Fevereiro haverá o Vale Fashion Blog do Comunicavale em parceria com What If Magazine e o Senac, nosso belo patrocinador. Inscrições gratuítas.
Nós estaremos lá na mesa de blogueiras (só não estarei se a Helena nascer no dia! Rs)
Mais informações aqui.

@brunatau